Myspace

terça-feira, outubro 31, 2006

É Halloween!!


Glitter Graphics, Myspace Glitters, Myspace Graphics from Dollielove.com



Como já devem ter reparado, hoje é Halloween!!

Dia das bruxas? Carnaval dos Americanos? Dia de todos os Santos? Que grande confusão que este dia é...Esta é uma tradição que pelo que me recordo não existia no nosso país mas que cada vez mais está a entrar nas nossas vidas. Já se vê tantas montras a vender acessórios e outras tantas enfeitadas a preceito para a ocasião. Mais um efeito da tão falada globalização...Qualquer dia já me vêm aqui criancinhas bater à porta a gritar: "Trick or Treat"!!
Fui à procura de explicações para esta festividade e encontrei coisas distintas...
Uns dizem que o nome vem de All Hallows Even que significa noite de todos os santos outros afirmam que vêm de Hallow Evening que significa noite sagrada. No final acaba por ser quase o mesmo...
Inicialmente nada tinha a ver com bruxas, era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain celebrado entre 30 de Outubro de 2 de Novebro e que marcava o fim do Verão. Era pois uma data sagrada uma vez que, durante este período, os celtas consideravam que o "véu" entre o mundo material e o mundo dos mortos (ancestrais) e dos deuses (mundo divino) ficava mais tênue.

Portanto, o nome Dia das Bruxas apenas é utilizado nos países de Lingua oficial Portuguesa!
A relação da comemoração desta data com as bruxas propriamente ditas, terá começado na Idade Média durante a Inquisição e foi levada pelo Irlandeses até aos EUA, no séc. XIX.

Outra estória engraçada que encontrei foi esta: acreditava-se que na Noite das Bruxas os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo. Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa nessa noite. Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas. E para manter os espíritos longe de casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar. Também para se proteger, carregam lanternas, porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem...

História à parte a parte visual do Halloween são as máscaras horrendas, as abóboras cortadas, as velas acesas em honra dos mortos, as comidas fantasmagóricas e o tric or treat.
E vocês o que acham desta adopção de outras tradições para o nosso país? E vão festeja-lo? Para onde? Vão-se mascarar?

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Aqui na Polonia e um dia muito importante! Nada de festas!!! E dia de ir para o cemiterio, por muitas flores e velas e meditar! Nem musica deve estar alta! Os polacos sao muito religiosos e respeitam muito os dias Santos! Amanha vou ao cemiterio porque todos dizem que vai estar lindo! Estive la uma vez e achei bonito! Muitas flores artificiais e velas! Muito mais alegre do que os nossos em Portugal!

2:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também conheço a tradição do bolinho mas no grito: "ó tia, dá bolinho!?" Durante muitos anos percorri o bairro dos Capuchos (em Leiria) todo a pé juntamente com os meus vizinhos em busca de guloseimas! É uma aventura... Muito melhor que andar mascarado!

3:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pelo que li em Portugal também há esta tradição, não é só americanices...
no dia de todos os santos as crianças saem á rua para pedir Pão por deus... eheh
"Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus."
Ou então:
"Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Qu'estão mortos, enterrados
À porta daquela cruz...
embora nunca tenha assistido... eheh

6:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou a espera de saber como foi esse Halloween... Nada de novo por aqui! O que andas a fazer?! Ha?! Vai ao meu blog ver as fotografias do cemiterio de Mragowo... Lindo demais!

Mig, se quiseres bolinhos podes vir bater a minha porta, mas nao precisas de chamar-me 'tia'!...

4:42 da tarde  
Blogger Hannah said...

LOLOL O comment da Jacinta está demais! E ja fui ver as tuas fotos e estão mto bonitas!

Feliz...n sabia nada dessas quadras, que giras! Será que se foi pedir me dão umas nitinhas de 100 euros? Vou tentar...

Miguel...Seja bem-vindo ao meu recanto virtual.:) E para qd outro jantar à luz do nosso sporting?

9:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home