Myspace

terça-feira, novembro 07, 2006

E tu ja votaste?

Como sabem estão em votação as novas 7 maravilhas do mundo. As outras, velhinhas, foram erguidas durante a Antiguidade Clássica. Destas 7 a única que reiste até hoje quase intactas são as pirâmides de Gizé, construídas há cinco mil anos. As outras eram os jardins suspensos da Babilónia, o colosso de Rodes, o farol de Alexandria, o Mausoléu de Halicarnasso, o Templo de Artemis e a Estátua de Zeus. A origem desta lista de maravilhas é duvidosa, normalmente atribuída ao livro De septem orbis miraculis, do engenheiro grego Philon de Bizâncio. A lista também é conhecida como Ta hepta Thaemata ("as sete coisas dignas de serem vistas"). São portanto extraordinários monumentos e esculturas erguidos pela mão do homem, construídos na antiguidade que fascinam por sua majestade, riqueza de detalhes e magnitude até hoje.
Este ano, a fundação New 7 Wonders estabeleceu um projecto para escolher as novas sete maravilhas do mundo contemporâneo. Para isso, deu início a um concurso para eleger as novas sete maravilhas, de entre vinte e uma pré-selecionadas:
Acrópole -Atenas, Grécia;
Alhambra - Granada, Espanha;
Angkor - Camboja;
Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia;
Castelo de Neuschwanstein - Füssen, Alemanha;
Chichén Itzá - Yucatan, México;
Coliseu - Roma, Itália;
Cristo Redentor - Rio de Janeiro, Brasil;
Estátua da Liberdade - Nova York, EUA;
Estátuas da Ilha de Páscoa - Chile;
Grande Muralha da China - China;
Kremlin - Moscovo, Rússia;
Machu Picchu - Peru;
Opera House - Sydney, Austrália;
Petra - Jordânia;
Pirâmides - Egito;
Stonehenge - Amesbury, Reino Unido;
Taj Mahal - Agra, Índia;
Templo Kiyomizu-dera - Kyoto, Japão;
Timbuktu - Mali;
Torre Eiffel - Paris, França.

Eu já escolhi as minhas 7 preferidas. São elas: Taj Mahal, Pirâmides, Petra, Angkor, Chichén Itzá, grande muralha da china e a ilha da páscoa. Só não percebo o que faz ali na lista a estátua da Liberdade...sinceramente não me faz sentido. E o nosso mosteiro dos Jerónimos? É bem mais bonito!
As novas 7 maravilhas serão anunciadas em Lisboa no dia 07/07/07. As coisas importantes já começam a ser feitas no nosso Portugal. E para comemorar isto este site português está a promover as 7 Maravilhas de Portugal! Vão lá dar uma olhadela...

E vocês ja votaram? Se o quiserem fazer façam-no aqui. Mas digam-me lá...em quais votariam?

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu nao sei!!! Tenho de ter tempo para ver as fotografais, ja que nao os posso visitar... A estatua da liberdade de facto nao devia estar ai... Mas os EUA podiam comecar um nova guerra se o seu nome nao constasse da lista... Nunca se sabe!

3:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home