Myspace

sábado, fevereiro 03, 2007

A pergunta da actualidade...

«Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?»

Dia 11 de Fevereiro vamos a votos para tentar "resolver" uma questão tantas vezes abordada e discutida. Direitos do feto, direitos da mulher. Onde começam uns e acabam os outros? Prevejo que esta seja uma questão que nunca vai ficar totalmente esclarecida pois temos um ser vivo cuja sobrevivência depende totalmente da de outro. Mas e este outro, não tem poder de decisão a partir do momento em que alguém cresce dentro dele? Não sei, sinceramente não sei. Sei que às 10 semanas um coração já bate e que provavelmente até já há um ser que chucha no dedo. "Ao final da 10ª semana de gestação, o embrião já se encontra praticamente todo formado (coração, pulmões, rins, fígado e intestinos)".O aborto é, na minha opinião, algo que a mulher não faz de ânimo leve e sem antes ponderar todas as alternativas. Não acredito que seja feito como método contraceptivo nem que não traga futuramente consequências psicológicas e também físicas. Acho que não deve ser praticado, mas o aborto clandestino vai sempre existir se não for legalizado. E acho que é por ai que temos de ver este referendo. Não estamos a dizer que estamos de acordo com a prática do aborto nem que este deve ser feito sempre que a criança venha a trazer "chatices" à vida das mulheres. O que me irrita e por isso vou votar sim é que as pessoas com dinheiro o possam ir fazer com todas as condições de saúde a outros países enquanto que as com menos dinheiro tenham de se sujeitar a um quarto sem condições e a pessoas que muitas vezes sem qualificações para tal lhes fazem os abortos. Isto não me parece certo. Além do mais são estas pessoas que pondo em risco a própria vida são depois julgadas como criminosas.
Acho que o próprio acto de abortar vai ter consequências psicológicas mais que suficientes e vitalícias para estas mulheres. Não precisam de ser julgadas por tal, elas próprias se auto-julgarão e terão de viver com isso o resto da vida.

Bom mas esta é a minha posição, e a vossa qual é?

Etiquetas:

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

EU VOTO NÃO!!!!

8:08 da tarde  
Blogger Hannah said...

Quem serás tu???? Quem serás???? :P :P Sempre o mesmo... Ao menos deixa aki as tuas razões!

9:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As minhas razões são simples..porque quero e porque me apetece! São básicamente as mesmas razões que as mulheres vão poder alegar para abortar se o "sim" ganhar! grandes razões não são?!

9:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu se votar vou votar sim, porque acho que mesmo mantendo o aborto ilegal vai continuar a existir mulheres a praticar abortos, mas em más condiçoes ou em Espanha, e porque acho que não tenho o direito de obrigar uma mulher a ter um filho quando esta pode não ter as condiçoes minimas necessarias para o criar por exemplo,e porque uma das obrigaçoes do estado que é apostar na prevenção e educaçao não esta a acontecer, e caso ganhe o não ou o sim isto deveria acontecer.Algo que tb poderia ser feito caso o sim vença é criar um registo das pessoas que ja fizeram aborto para evitar exageros.

12:56 da manhã  
Blogger Portugalka said...

A questao do aborto irrita-me um bocadinho! Conheco pessoas que fizeram abortos, sempre em clinicas com boas condicoes!... Acho que hoje em dia e muito facil prevenir gravidez, basta ser responsavel! Nem todas as pessoas pensam da mesma maneira, nem todas aprendem com os erros! As pessoas que conheco voltaram a engravidar sem quererem e hoje em dia sao maes! Aconteceu uma vez, e muito duro decidir abortar, sofreram, mas voltaram a fazer o mesmo! O que dizer? Legaliza-se e assim podem fazer as vezes que quiserem?... E o que nao lhes faltava era informacao, contraceptivos e um amiga a perguntar: "mas porque e que nao usaste nada?" Ha que pensar antes de agir e nao o contrario!

Eu nao vou votar, estou na Polonia!

8:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

So para acrescentar que tenho uma opiniao que muitos censuram, mas eu adoro a vida e acho magico a capacidade de engravidarmos e sermos maes! E um assunto demasiado serio... 'ja bate um coracao'... E lindo!

8:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

(desculpem o testamento!)1) sou contra o aborto; 2) sou mais q a favor de uma eficaz política de educação sexual e social, de um bom planeamento familiar e da distribuição gratuita de preservativos (não de pílulas pq são medicamento!); 3) vou votar SIM! porquê:1) o aborto vai continuar a existir independentemente de quão perfeita é a sociedade; 2) se é inevitável, mais vale q seja realizado em boas condições médicas e de sáude; 3) uma conduta só pode ser crime se houver consenso social muito alargado quanto à sua criminalização (é o jurista a falar), o q n acontece!
O NÃO diz: 1) a vida acima de tudo.R:então e a gravidez resultante de violação ou deficiência no feto,n é vida?já pode ser interrompida?mais,a vida humana começa antes da fecundação.o espermatozóide e o óvulo já são vida humana!(opinião do Prof. Quintanilha, adepto do sim e autoridade na matéria)estão a ver onde este argumento leva não estão?; 2) n queremos tranformar o Aborto em método de contracepção!R:alguém quer!?; 3) despenalizar o aborto (=crime sem pena) é o caminho certo!R:para além de ser um argumento juridicamente hipócrita (de q serve um crime sem pena?) n resolve o problema do aborto clandestino
(bem sei q n são todos mas o argumento da vida humana, da mulher q o faz em vão de escada e pode morrer em consequência disso, tb devia valer aqui).
Pormenor: se eu entender q algo está errado isso n me dá o direito de proibir quem quer q seja de o fazer!Promover o aborto e permiti-lo em condições de saúde mínimas são coisas muito diferentes...
Por último, o argumento de q a liberalização, como prevista, é um cheque em branco, é falacioso. o referendo n pode incidir sobre questões de técnica legislativa ou de regulamentação da lei. incide sobre questões de fundo! assim, se o SIM vencer, nada impede q seja obrigatório acompanhamento, médico e psicológico, e q exista um "período de nojo" (na Alemanha ou Holanda,salvo erro,a mulher tem de passar 2 dias em "reflexão" antes de ser executado o aborto). Caso contrário tb podia responder q para votar NÃO têm de assegurar q as crianças indesejadas têm todas as condições para ter uma vida digna e q a lei e processo de adopção são eficazes!mas isso são outros 500!

12:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ABORTO É CRIME!!!!

só para picar...

2:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

só para responder: POR ENQUANTO...

3:20 da tarde  
Blogger Hannah said...

AHAHAHAHAHA Estes últimos 2 posts foram muito interessantes...

Obrigada pelas vossas opiniões!
É bom ver k as decisões estão a ser tomadas de um modo consciente e k argumentos válidos e não apenas pk se segue a maioria. :)

Miguel, se tivesse aqui um bonequinho a bater palmas, punha-o! :P (não querendo menosprezar as opiniões dos restantes claro! Mas ele disse tudo o que penso e ainda mais. :))

3:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Querido Sr. Anónimo,
Já se sabe que o voto é secreto e isso tudi tudi!
Devo dizer q pelos comentarios que li parece-me que ha ai uma necessidade de dizer mal ou ser do contra mais por gosto do k convicção!?
E já agora p que conste... fazer um reparo ao video dos anjos n é de todo sindrome de bichanice mas sim de sentido de humor!

10:09 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home