Myspace

sexta-feira, março 23, 2007

Desabafo!

Se há coisa que me enerva é gozarem com o meu trabalho e sinceramente acho cada vez mais que é necessária uma grande dose de paciência, resistência à frustração e calma para se ser psicóloga. Não sei o que raio as pessoas andam a pensar que nós fazemos na nossa profissão mas boa coisa não é de certeza ou pelo menos não lhe dão o valor correcto. Bem sei que o mercado de trabalho está muito complicado para os psis mas também não nos julguem parvos ou estúpidos que iremos aceitar qualquer parvoice que nos apresentem. Há coisas que são um insulto à minha (vossa) inteligência!
Não andei eu a fazer 5 anos de estudo académico mais pós-graduação, DEA em Neuropsicologia e actualmente a terminar a especialidade ou seja até agora quase 9 anos de investimento numa área (não contando com os 12 anos para trás) para depois gozarem com a minha cara. Estou irritada!!! Sim estou, porque já estou a ficar farta de propostas de trabalho que não têm pés nem cabeça e que não haja uma entidade que ponha fim a estas coisas. Porque nos fazem perder tempo, paciência e vontade de lutar por um trabalho que sabemos que temos competência para o fazer e principalmente que sabemos ser tão necessário.

Esta última, propos-me um trabalho com crianças autistas (muito especializado) que por acaso é uma das áreas que mais gosto, em que os primeiros 3 meses seriam a receber 0 euros, porque estaria a aprender e depois disto seria a receber 8 euros por hora, com deslocações para casa dos meninos à minha custa que poderia ser em Cascais ou até mesmo em Fernão Ferro. Não me pagava nem a gasolina... O mais ridículo ainda é que os pais destes meninos irão pagar a módica quantia de 600 euros por mês ao início e posteriormente 2000 euros. Portanto, nós que iriamos fazer todo o trabalho que além de especializado não é nada fácil iríamos trabalhar quase à borla. O que isto revela? Que não somos valorizados!!! Ainda por cima vindo esta proposta de uma colega de profissão ainda me parece mais assustador.

E depois existem estes e outros com grandes empregos e muitas vezes poucas capacidades só porque são primos, filhos e enteados. Não está certo.

Colegas...sei que a vida está complicada cá para os nossos lados mas não aceitem situações destas. Sem dinheiro mas ao menos com orgulho no trabalho que realizamos. Se não houver quem aceite, isto terá de mudar.

Sinceramente prefiro ir fazer outra coisa qualquer do que me estar a sujeitar a isto...

10 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pegando nas tuas palavras, aproveito para dizer o seguinte: pelo que vou percebendo do ramo, há muita gente a trabalhar em regime de voluntariado ou em condições muito precárias porque, embora o serviço seja necessário, não há dinheiro para pagar a quem o presta. Assim, toda a lógica do mercado de trabalho é deturpada na medida em que a própria procura (os psicólogos) não faz exigências nem apresenta propostas diferentes da oferta (os empregadores, quaisquer que eles sejam)! Neste modelo, os únicos que saem prejudicados são vocês, psicólogos. O empregador tem o que quer: o serviço a funcionar, sem custos, e ainda por cima com mão-de-obra qualificada; o utente (que é o menos culpado) também beneficia do serviço mas, desconfio, que sem o benefício no respectivo preço em função do custo (zero) da mão-de-obra.

Meus caros, como diria Marx, "psicólogos do mundo, uni-vos!". Só assim chegam a algum lado...

Acabem vocês com a vossa precaridade no emprego! Depende mais de vocês do que de outros!

(Isto vale para outras profissões, mas é um bom exemplo!)

4:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ana, Diz la que nao tenho o melhor namorado do mundo...

Ando a lutar contra isso desde que acabei o curso! Recusei/me a fazer voluntariado a full time e se o fiz foi por pouco tempo e porque sempre era uma maneira de estar em contacto com a minha area!

Adoro Psicologia e queria muito ter uma oportunidade para fazer aquilo que gosto de fazer!... Irrita/me todas estas situacoes e o Miguel sabe bem disso... Concordo plenamente com voces!

Contem comigo! *So nao me pecam para ir para os telefones!!!

5:27 da tarde  
Blogger Hannah said...

Miguel,
Concordo em tudo com aquilo que disseste aqui. E sei k tens razão ao dizeres que depende mais de nós do que dos outros mas não se consegue chegar a todos os psicólogos e muitos por circunstâncias variadas vão ter de aceitar esses empregos precários, seja por não arranjarem mais nada e precisarem de pagar contas seja pela fé de que dali vai surgir um contracto. Não os consigo condenar. Apenas acho que se houvesse algo k protegesse mais a profissão e os profissonais, situações tão ridiculas como estas não apareceriam pelo menos não tão públicas.
Nós devemos começar a fazer exigências, claro que sim o problema é que atras de nós vêem mais n sei qts a não as fazer. Como chegar até todos?

Jacinta,
Não posso dizer k tens o melhor namorado do mundo porque como é óbvio o meu é melhor! LOLOL Mas é um rapaz 5 estrelas sim senhora. :D
Tu tens sido uma lutadora desde que saiste da faculkdade e sei o qt gostarias de trabalhar na area mas tb sei n serias capaz de te sujeitar a estas coisas ridiculas o que é muito bom. Em relação aos telefones, lol sei bem k não gostas disso, eu n me chateia tanto. É como te digo desde que não me chulem na minha área de especialização, ai não o admito, nas outras vou aproveitando o k me surge. Há coisas que também sei que nunca as faria, essa não é uma delas.

BEijos aos dois! :D

7:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que a culpa é dos comunistas!

7:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda mais um comentário sobre isto: já há, em Portugal, quem vá tentando resolver o vosso (dos psicólogos) problema. Por exemplo, há uma Associação que foi constituída com o único propósito de incentivar a criação da Ordem dos Psicólogos (http://www.ordemdospsicologos.org/2007). Não sei se uma Ordem resolve problemas (a julgar pela dos Advogados, não de certeza!) mas institui uma mentalidade corporativista que, na vossa actual situação, talvez não fosse mal de todo. É claro que depois é preciso ter mão naquilo...

De qualquer modo, reafirmo que só depende de vocês mudar o estado das coisas. E eu compreendo que alguns se agarrem às propostas miseráveis que são feitas na vã esperança de terem um contrato mais tarde. Porém, talvez não seja esse o melhor caminho... Talvez aceitar outras propostas (part-time, por ex.) e, quanto ao trabalho na área, reivindicar um pouco mais e melhor!

Mas compreendo que seja difícil...

11:30 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu não a solução para os teus problemas Ana, mas posso partilhar a minha experiência da longa travessia no deserto até chegar a actual situação.

Portanto até chegares a posição que pretendes, sugiro que te dediques afincadamente á apanha do camarão de agua doce, no Rio trancão, esse verdadeiro acepipe no prato dos portugueses.

È uma actividade altamente lucrativa, quicá mais rentavel que o trafico de orgãos humanos da odete santos, e ainda consegues aproveitar as sinergias locais da cidade de sacavém e passas a conhecer um bocado melhor desta metropóle, das suas gentes e da sua história.

Isto tudo enquanto te abastas aí á grande é á francesa para satisfazeres esses teus desejos requintados e servir de sustento ao teu impeto consumista e desenfreado....

9:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah e escusas de chamar-me de parvo, tá ?

9:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olha e por falar em parvo, quando é que pões aqui as fotos das tuas amigas ? Ouvi dizer que eram bem boas...disse-me um passarinho !

9:34 da tarde  
Blogger Hannah said...

ó Felix tu de vez em qd surpreendes-me com essa tua eloquência!!! Mas meu caro isso dos camarões só tu sabes como se apanham e onde os há! Em relação ás fotos das amigas...pois são boas são mas são minhas tá???? Parvo...:P

2:37 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Fascista !

12:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home